Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EntreNós

"Sabias que..." - Barcelona

Nós não somos os sabichões do mundo. As curiosidades que vamos contar provêm de informações não-oficiais cedidas ora pelos guias das Free Walking Tours (FWT), ora por habitantes das cidades por que passamos.

 

 

Caganers

Os espanhóis são estranhos. É tradição colocar no presépio ou árvore de natal estes bonecos defecadores. Os caganers surgiram nos finais do século XVIII, simbolizando os camponeses que utilizavam as fezes para fertilizar as suas terras. Actualmente, são vendidos durante todo o ano e existem caganers de tudo e mais alguma coisa: jogadores do Barça, figuras públicas, heróis de banda desenhada, até do Papa!..

el-caganer-0011.jpg

 

 

 

Casa Calvet

Esta é provavelmente a obra mais conservadora de Gaudí. Só havia duas razões para este génio construir algo tão básico: estar a receber ordens, sendo bem pago, ou ter sido possuído pelo demónio da banalidade. Neste caso foi a primeira opção - o senhor Calvet tinha muito dinheiro.

Porém, o bichinho da criatividade/loucura/originalidade - o que lhe quiserem chamar - falou mais alto e Gaudí encontrou uma maneira de dar um toque seu à obra. Literalmente.

Para tocar à porta da casa Calvet, Gaudí criou uma elaborada maçaneta de ferro forjado em forma de cruz grega e que golpeia num percevejo, simbolizando a fé a esmagar o pecado. 

 

18afbff650442501ce8389ca70f749c8.jpg

 

 

 

Dia de Saint Jordi

A 23 de Abril de mil quatrocentos e qualquer coisa, quando ainda havia dragões, a Catalunha era sobrevoada por um feroz lançador de chamas.

Depois de muitas ameaças, o rei, sem saber mais o que fazer, foi falar com o dragão e perguntou-lhe o que queria em troca para não destruir a sua bela cidade.

O dragão, com níveis de testosterona 10 vezes superiores aos do comum mortal, exigiu ao rei uma virgem por dia.

E assim foi. Contudo, depois de todas as virgens terem sido entregues ao dragão, restava apenas...... a sua filha!

Eis quando o rei decide chamar o seu melhor cavaleiro: Saint Jordi. Este, munido da sua espada, batalha com o dragão durante horas, acabando por lhe acertar em cheio no coração.

O dragão começou, então, a esvair-se em sangue, acabando por morrer aos pés de Saint Jordi.

Foi então que do seu sangue nasceu uma bela rosa que Saint Jordi colheu e ofereceu à princesa que lhe agradeceu com um beijo apaixonado. E viveram felizes para sempre!

 

Para comemorar este episódio, é tradição no dia 23 de Abril, os rapazes da Catalunha oferecerem às señoritas uma rosa. Como este dia é também o dia da morte de Cervantes, elas retribuem este gesto, oferecendo um livro. É a versão espanhola do Dia dos Namorados.

sant jordi.png

 

 

O morcego salvador

Reza a lenda que, algures numa madrugada no século XIII, os árabes se preparavam para invadir o reino de Aragão. Porém, alguns minutos antes do ataque, os aragoneses foram miraculosamente salvos por um morcego que, ao chocar contra um tambor, os despertou, permitindo que se apercebessem do ataque eminente e se preparassem para a luta.


Há mais algumas curiosidades que aprendemos em Barcelona, mas se vos contássemos tudo......... teríamos que vos matar!

uahahahahhaa! :D